24 abril, 2008

pinhole

Estação do Pinhão, Douro
(© Augusto Lemos)


É já no domingo que se comemora o Dia Mundial da Fotografia Pinhole. Em Lisboa, o Clube Buraco da Agulha organizou no Instituto Português de Fotografia várias palestras sobre este tipo de fotografia. No Porto, a pinhole, ou estenopeica, será também celebrada no Centro Português de Fotografia com as "Conversas Estenopeicas" e a exposição Imagens Anunciadas de Augusto de Souza Lemos. Maria do Carmo Serén dá-nos as coordenadas das actividades no CPF:

Às fotografas estenopeicas basta-lhes uma câmara elementar, que lembra a câmara escura; apenas precisam desse espaço e de um orifício (pinhole) para entrar o desenho de luz. E, naturalmente, de bastante paciência para vigiar a exposição longa. A técnica, a sua história, a insistência dos seus movimentos modais até à actual difusão na Internet serão explicadas e desenvolvidas pelo professor e fotógrafo Augusto de Souza Lemos, no dia 26 de Abril, (15h00), no CPF.
Ao mesmo tempo, inaugura-se a sua exposição Imagens Anunciadas, selecção de um trabalho maior que é também o fulcro da sua tese de doutoramento. São, obviamente, imagens estenopeicas e o projecto partir do conhecimento de uma obra editada em 1927, De terra em terra, do médico, arqueólogo e fundador do Museu Etnológico de Belém, José Leite de Vasconcelos reproduz as imagens reais descritas em pormenor por Leite de Vasconcelos, numa obra que praticamente não tem fotografias.
Foi esta lacuna, que é habitual em obras arqueológicas do género, que preferem o desenho, que definiu essas imagens anunciadas e elaboradas nos últimos anos pelo fotógrafo. Porque é, ainda, arqueólogo, Augusto Souza Lemos percorreu trilhos conhecidos e a descobrir, acompanhando as referências escritas e seleccionou em cada trajecto, o que melhor se adaptava à descrição – o que permanecia com pouca alteração.
Fê-lo em imagens estenopeicas, quer por uma questão de sensibilidade estética, quer pelo facto da obra De terra em terra se ter desenvolvido, em artigos para a imprensa entre 1884 e 1916, ou seja, quando o naturalismo e o pictorialismo frequentemente as utilizavam nas suas tomadas de vista e produções.
Apenas aqui e ali verificamos que o progresso invadiu estes lugares - fios de electricidade, renovação de fachadas e pavimentos… Na generalidade é quase, quase, o levantamento que Leite de Vasconcelos poderia ter feito. Mas que levanta problemas diversos, que é estimulante analisar.

Dia Mundial da Fotografia Pinhole
No IFP:
Palestras do Clube Buraco da Agulha sobre a técnica e construção de câmaras estenopeicas nos dias 28, 29 e 30.
Sessões entre as 10 e as 13, entre as 14 e as 18 e entre as 19 e as 23.
IPF, Rua da Ilha Terceira, 31, Lisboa

No CPF:
Inauguração da exposição Imagens Anunciadas, de Augusto de Souza Lemos.
Conferência "Conversas Estenopeicas", por Augusto de Souza Lemos com o seguinte alinhamento: A magia da câmara obscura; David Brewster e a invenção da fotografia estenopeica; A utilização desta técnica fotográfica no pictorialismo; O reaparecer no último quartel do séc. XX; A difusão através da internet
Centro Português de Fotografia
Campo Mártires da Pátria, Porto

2 comentários:

Anónimo disse...

http://clip.blogs.sapo.pt/

aqui fica uma ligação para um trabalho realizado no ambito da fotografia estenopeica. a exposição está a ser organizada e inaugura na proxima 4ªfeira na escola e b 23 de oliveira de frades. come on !

Anónimo disse...

puseram a estação de Pinhão "because it sounds like pinhole"??
hahaha boa boa ! muito bom!

 
free web page hit counter