28 janeiro, 2008

tornar comum

Alfred T. Palmer, balão, Parris Island, Maio de 1942
(No known restrictions on publication)

Metro (?), Bain News Service, entre 1910 e 1915
(No known restrictions on publication)

O flickr e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos juntaram-se para um grande projecto, o Commons, que disponibiliza duas grandes colecções de fotografia histórica sobre as quais a biblioteca não possui propriedade intelectual. Ou seja, são imagens "sem restrições conhecidas de direitos de autor", que entraram no domínio público e podem ser utilizadas por qualquer pessoa ou instituição. A designação em inglês é no known copyright restrictions.
Os espólios agora publicados no flickr, um de fotografia a cores dos anos 30 e 40 (1615 imagens) e outro de fotografia a preto e branco dos anos 10 (1500 imagens), não estavam propriamente escondidos. A Biblioteca do Congresso, um das primeiras instituições públicas americanas a perceber a importância da Internet, já as tinha digitalizadas e prontas para serem apreciadas através do seu sítio. Mas esta parceria com o flickr dá outra visibilidade a estas duas colecções.
A ideia é que os utilizadores do popular portal de troca de imagens façam comentários e apontem pormenores que enriqueçam o valor histórico das fotografias e contribuam também para sua valorização enquanto objecto estético. Quem estiver registado no flickr pode, por exemplo, dar o seu contributo (tags) sobre o tipo de estampado da camisa da trabalhadora que aparece na fotografia aqui publicada. Para além destas informações, os internautas podem fazer simples comentários às imagens. Só esta já levava 70, da última vez que passei por lá.
A colecção de fotografias a cores engloba imagens tiradas por fotógrafos que trabalharam entre 1939 e 1944 para o projecto governamental encomendado pela Farm Security Administration (FSA), mais tarde Office of War Information (OWI), que pretendia captar os vários aspectos da vida social, as áreas rurais e a mobilização para a II Guerra Mundial nos EUA.
As imagens a preto e branco foram captadas por fotógrafos que trabalharam para o Bain News Service. Aqui há uma grande diversidade de temas entre os quais competições desportivas, retrato de celebridades, crime, desastres, actividade política e o quotidiano de Nova Iorque.
No lançamento deste projecto piloto, o flickr anunciou que pretende alargar este modelo de publicação a outras instituições culturais de todo o mundo que estejam interessadas em partilhar as suas colecções.

Para consultar, gravar ou comentar as imagens destes dois espólios clique aqui. Sirvam-se. Vale a pena.

David Bransby, trabalhadora da Vega Aircraft Corporation, Burbank, Califórnia, Junho de 1942
(No known restrictions on publication)


Germany Schaefer, Washington AL, Bain News Service, 1911
(No known restrictions on publication)

1 comentário:

Anónimo disse...

Descobri este blog há cerca de 2 meses e desde então tenho-me fascinado com a quantidade e qualidade de informação fotográfica que aqui aparece. Mal consigo passar 2 dias sem vir aqui para ver que mais de interessante e intelectualmente estimulante nos vai apresentar. Parabéns!

Em relação a esta colecção é, de facto, maravilhosa. Passei cerca de hora e meia no site e descobri várias preciosidades, entre elas uma fotografia intitulada "Lowell - Portuguese mill girls". Se calhar essa também podia vir em ponto grande no blog, juntamente com as outras 3...

Parabéns. É um blog excelente.

 
free web page hit counter