10 julho, 2008

membros+nomeados

India, In The name of God
(
© Olivia Arthur)

O processo de selecção para integrar a cooperativa de fotógrafos Magnum não é coisa simples. E a progressão na carreira dentro da agência também não. Para atingir o estatuto de membro é preciso ter passado primeiro pela categoria de nomeado e depois pela de associado, período que se estende pelo menos durante quatro anos. A cada salto, é preciso também conquistar a admiração da maioria dos 60 efectivos que hoje compõe o colectivo de fotojornalismo mais reputado do mundo.
Depois de ter reunido para analisar mais de 200 portfolios candidatos, a agência, actualmente presidida por Stuart Franklin, decidiu tornar membros da Magnum Antoine d’Agata, Jonas Bendiksen e Alec Soth. Foram também admitidos como nomeados o americano Peter van Agtmael, de 27 anos, e a inglesa Olivia Arthur, de 28.

O site de Peter van Agtmael está aqui.
E o de Olivia Arthur aqui.

China, barragem das três gargantas
(© Peter van Agtmael)

5 comentários:

PdR disse...

Sergio, os links nao estao bem configurados.
Deve faltar o http:// antes do restante endereco.

Unknown disse...

Obrigado. Havia de facto um erro. Já estão a funcionar.

Anónimo disse...

Não obstante o facto admirável de continuar a ser uma agência que luta por um estatuto verdadeiramente independente num mundo cada vez mais corporativista em que tudo é "indexável", a Magnum não deixa de pecar por ir mantendo uma escola de fotografia documental demasiadamente conservadora - com raras excepções, com uma visão do mundo e das coisas ainda muito... "cartesiana".

Paulo S. Carvalho disse...

Sem querer entrar em polémica. não entendo conservadores Alec Soth, Lise Sarfati, Alessandra Sanguinetti ou Miguel Rio Branco.

Anónimo disse...

Também sou da opinião do Paulo Carvalho, acho que cada vez mais a Magnum está a perder o conservadorismo que tinha com Philip Jones Griffiths e outros... Desde a nomeação do Martin Parr o panorama tem mudado.

 
free web page hit counter