29 junho, 2008

Polaroid - o fim?

(© Nuno Ferreira Santos/Público)

(Pública, 29-06-2008)

Não é bem um click. É mais um longo e sonoro tchackkkk-tchackkkk.
E depois do trabalho da óptica e da mecânica, vem o engenho e a química fazer o resto.
A Polaroid deita cá para fora uma língua de papel e acontece fotografia instantânea. Devagar, mas não demasiado. O tempo certo (acreditam os mais românticos) para nos deliciarmos a ver aparecer realidade num quase-quadrado emoldurado de branco.
Hoje, o tempo é mais do que nunca o da fotografia instantânea. E isto até podia ser um
boa notícia para os Polaroid-fanáticos, mas não é. Porque a instantaneidade fotográfica de agora meteu uma mudança que a caixa de velocidades das velhas polaróides não tem.
É a velocidade do píxel da fotografi a digital. Aquela que muitos apontam como a principal culpada pela morte dos cartuchos Polaroid, anunciada em Fevereiro. No ano passado, já se tinha cantado o requiem pelas máquinas responsáveis por fabricar incontáveis quase-quadrados de papel que ora se colam no frigorífico e no álbum de família, ora se penduram em galerias e museus... (ler artigo completo)

4 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não li o artigo completo mas é importante lembrar que a Fuji continua a fabricar papel instantâneo compatível com várias câmaras que se adquirem no fleebay por uma pequena fracção de uma máquina digital.

No entanto, de facto, o mítico papel time-zero compatível com a não menos mítica sx-70 desapareceu (há já algum tempo), mas convem lembrar o que aconteceu com a Agfa, cujos produtos chegaram a estar também "extintos" mas agora vão reaparecendo pelas mãos de outras marcas.

http://www.savepolaroid.com/

PdR disse...

Atencao Tome'.
O filme Fuji consegue substituir apenas algumas cameras Polaroid - nomeadamente as que usam filme instantaneo tear-apart, como o 669, por exemplo.
Em relacao ao ainda existente filme Polaroid para a SX-70, desde 'a algum tempo que tenho as minhas a usar o truque do 779 e do 600 com o filtro na lente. Embora nao sendo a mesma coisa os resultados ate' sao bons (mas nao comparaveis).

Mas o que o Tome' diz e' verdade e estou certo que alguem vera' uma oportunidade de negocio neste nicho de mercado - em especial agora que as maquinas se tornaram muito mais acessiveis!

Julgo que esta conversa poderia ser estendida 'a fotografia em filme.
Uma coisa que tenho reparado constantemente e' que embora muitas pessoas comecem na fotografia pela via digital, elas acabam exactamente por uns tempos mais tarde comecar a usar filme. E digo isto, porque nao vejo isto a acontecer com meia duzia de pessoas, mas com bastantes.
Tambem poderia dizer que para as marcas de maquinas fotograficas, o esforco que tem hoje em dia a desenvolver novos produtos e os ganhos que devem ter no final, nao lhes deve compensar minimamente - ou muito pouco relativamente a uma tecnologia que era sobretudo ao nivel do obturador e que neste momento estaria "paga".

O que vou fazendo e' ir comprando latas de filme e cartuchos polaroid e qualquer dia tenho de comprar outro frigorifico... :)

jose gonçalves disse...

Foi com bastante pesar que recebi a noticia á 2 anos que a Polaroid ia acabar coma produção da SX-70.Consegui adquirir as minhas ultimas cargas de SX-70 no Ebay á uns tempos atrás. Infelizmente é o fim para muitos utilizadores deste tipo de filme, e o fim das técnicas apenas possíveis com filmes Polaroid, já que as manipulações são impossíveis com o filme que apareceu depois ou com o Type 600. O mesmo se vai passar com as técnicas de Emultion Lift e Emultion Transfer,só possíveis com filmes Polaroid. Mas não fiquei surpreendido com este fim anunciado. Uma marca não consegue viver apenas de pessoas como eu que usava o filme SX-70, 669, 55, para fotografar e criar algo que era único e não conseguia ser repetido, coisa que se consegue fazer com um programa de edição de imagem até à exaustão.
http://www.pontosdevista.net/expoi.php?id=197
É uma pena,mas no mundo dos negócios isso não existe.

Alice Barcellos disse...

Em ponto pequeno em relação à reportagem da Pública, deixo-te aqui outro trabalho sobre o fim da polaroid, feito por mim.

http://jpn.icicom.up.pt/2008/02/26/fotografia_polaroid_vai_deixar_saudades.html

Beijinhos

Alice B.

 
free web page hit counter