02 abril, 2008

ler

Fauves 1/Hunted
(
© Joseph Zammit-Lucia)

Remexer em jornais com alguns dias tem sempre as suas vantagens. Acabamos por descobrir sempre alguma coisa que nos interessa. Encontrei estes dois ensaios em línguas diferentes, mas com um propósito bem definido: descodificar as imagens e o envolvimento que mantemos com elas.

O crítico do Diário de Notícias João Lopes fala-nos das Novas Regras para Fotografar Animais, uma reflexão feita a partir do trabalho do fotógrafo inglês Joseph Zammit-Lucia publicado numa das últimas Camera Arts.

No The Guardian, o artista inglês David Hockney instiga-nos a pensar no poder de quem distribui imagens e associa o declínio da igreja à pulverização dos suportes e canais por onde elas circulam.

Um cheirinho de ambos os textos:

"O objectivo é, de facto, reconhecer-lhes o direito a uma identidade própria, mas por uma espécie de nostalgia sem recurso: como se perante o fundo negro das imagens, fora das marcas do seu habitat, cada um deles não pudesse deixar de revelar a intensidade tocante de uma solidão radical. E isso, ironicamente, volta a ser muito humano."
João Lopes, Entre as Imagens, Diário de Notícias, 23.03.2008
(não está disponível online)

"We do not have debates about images. The world of art is separate from the world of images, but the power is with images, not art."
David Hockney, Pictures and Power, The Guardian, 27.03.2008


Don`t get hooked, imagem de uma campanha anti-tabágica retirada das ruas e da televisão em Inglaterra

Sem comentários:

 
free web page hit counter