20 fevereiro, 2008

*Três perguntas a...


Miguel Barreira
(Pedro Cunha-Público)

Miguel Barreira, 33 anos, fotógrafo do diário desportivo Record, vencedor da 3º prémio da categoria Desporto do World Press Photo 2008.

¿O que te levou a submeter esta fotografia a concurso?
Pelo ângulo invulgar esta fotografia torna-se especial. Foi por causa disso que a mandei para o World Press Photo. Foi tirada de uma fortaleza com vista para a Praia do Norte, na Nazaré. Deu-me uma perspectiva de pássaro desta tentativa de sair da onda. No momento do caos ele [Jaime Jesus], quer sair dali mas não pode. Na areia, onde se costuma fotografar, era impossível consegui-la.

¿Pensaste que poderias ter alguma hipótese com esta fotografia no concurso deste ano?
Achei que era especial. Mas comecei a acreditar mais quando o director da melhor revista de "bodyboard" do mundo, a Movement, da Austrália, para onde também a mandei, me respondeu a dizer que tinha gostado muito e que a considerava “a trippy shot”, uma foto louca. Se consegui que o director desta revista e de um país de grandes ondas achasse isto.... Ele perguntou-me se a tinha conseguido a partir de um helicóptero e eu ri.

¿O que achas da fotografia vencedora do World Press Photo deste ano, o soldado “no fim da linha” do britânico Tim Hetherington, tirada nas trincheiras do Afeganistão?
É mais uma foto de guerra, mas num ano que não foi um ano de guerra. O ano de 2007 não foi o ano da guerra no Iraque, nem da guerra no Afeganistão.

(Depoimento recolhido por Ana Machado)

Para ler a crónica de Eduardo Cintra Torres sobre duas das fotografias vencedoras na categoria Desporto clique aqui.

Para ver uma fotogaleria com algumas fotografias premiadas clique aqui.

Miguel Barreira, 3º prémio da categoria Desporto

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Miguel! Excelente fotografia, fico ainda mais contente por ver um miudo que acompanhei ao longo destes anos todos no bodyboard, grnde amigo e companheiro bastante humilde mereçe toda a sorte do mundo...Parabéns aos dois!!!

Marcio Nel Cimatti disse...

A imagem é demais mesmo! Prêmio mais do que merecido!!

Abraço!

Anónimo disse...

sou só eu... e isto o mar é como as nuvens, imagens belíssimas e assustadoras aparecem e desaparecem a todo o instante ... ou há uma cara assustadora bem no meio do turbilhão, da espiral que parece querer engolir o Jaime (Jesus)? Neptuno,Demónios, Jesus,Nazaré...

(ler também a opinião de ECT em link no artigo)

Anónimo disse...

Uma foto fantástica.
Mutos parabéns.

Um prémio mais que merecido. :)

 
free web page hit counter