19 dezembro, 2007

sinclair

The Bride Price, Chavosh, Afeganistão, 2005
(© Stephanie Sinclair)

Ghulan tem 11 anos e esta imagem, captada no Afeganistão, regista o dia do seu casamento com Mohammed, de 40. Foi tirada pela fotógrafa alemã Stephanie Sinclair e a Unicef Alemanha reconheceu-a como a Fotografia do Ano 2007. Durante o ritual de matrimónio Sinclair perguntou a Ghulan o que estava sentir naquele dia. A resposta, segundo um comunicado da Unicef, foi “nada”. “Eu não conheço este homem. O que é que deveria sentir?”.
Esta fotografia faz parte de um grande trabalho sobre o casamento precoce de raparigas no Afeganistão, no Nepal e na Etiópia levado a cabo por Sinclair entre 2005 e 2007.
De acordo com estimativas da Unicef, em todo o mundo, mais de 60 milhões de mulheres entre os 20 e os 24 anos casaram-se antes dos 18. No Afeganistão e em vários países do Sul da Ásia e de África “o casamento é visto como uma transacção comercial e não dá importância aos sentimentos pessoais. Neste processo, a noiva é o artigo de transacção – quanto mais jovem, mais cara”.
É a oitava vez que a Unicef alemã atribui este prémio, que tem como principal objectivo distinguir os fotógrafos que melhor captam as condições de vida das crianças em todo o mundo.

Para ver uma parte do trabalho de Stephanie Sinclair sobre o casamento precoce clique aqui.
Para ver os outros premiados clique aqui.
Para ver um post relacionado com Stephanie Sinclair clique aqui.

Sem comentários:

 
free web page hit counter