03 abril, 2007

imaginar imagens

TXT (© [KGaleria])

Os programadores da [KGaleria], do colectivo [KameraPhoto], puseram a imaginação a funcionar. Primeiro a deles, depois a nossa.
Quem entra no rés-do-chão da R. da Vinha está habituado a ver fotografia nas paredes. No projecto TXT não é bem assim. A K propõe uma experiência diferente, muito mais estimulante e divertida que joga com as nossas expectativas em relação à imagem fotográfica. A sala está coberta de folhas brancas A4 pregadas com pionezes com frases que descrevem uma imagem já concretizada. Descrevem uma imagem, mas podem sugerir várias ou, no limite, nenhuma. Pelo menos, foi isso que me aconteceu. As possibilidades são ínfimas e estão apenas dependentes da capacidade imaginativa de cada um. O "livro de instruções" pede para lermos as folhas, imaginarmos o que elas descrevem e, se acharmos a imagem sugestiva, comprarmos a imagem "verdadeira", que é como quem diz aquela que já existe fisicamente.
O exercício é simples, mas serve para reflectir e pôr em causa a nossa atitude para com o fotográfico. Coloca-nos ao nível de um mundo "branco", desprovido de fotografia, mas carregado de imagens depois de "contaminado" pelas palavras. Joga com a ânsia (vício?) de satisfazer visualmente a sugestão de imagens. Espicaça a intrincada relação entre a expectativa que se constrói e a realidade com que somos confrontados. Há, se quisermos chegar à fase de abrir o envelope, lugar para decepção ou para surpresa. A quase imediatez com que tudo isto se pode passar apimenta ainda mais a visita.
Mas não é tudo. A par da expectativa em relação à imagem da fotografia, criou-se também uma expectativa em relação à sua autoria, visto que nenhum texto dá a indicação sobre o fotógrafo que a captou.
Todos os fotógrafos da [KameraPhoto] participaram com as suas imagens e textos. Cada fotografia, com um tamanho aproximado do A4, custa 10 euros e tem uma tiragem limitada de 3. TXT, abreviatura possível para "texto", marca o segundo aniversário da [KGaleria]. Parabéns.

[KGaleria]


TXT - [KGaleria]
Rua da Vinha, 43A, Bairro Alto, Lisboa
De qua. a sáb, das 15h00 às 20h00
Tel.: 21 343 16 76
Email: kgaleria@kameraphoto.com
Até 21 de Abril

Sem comentários:

 
free web page hit counter