27 março, 2007

quartos com escritores

Salman Rushdie (© Daniel Mordzinski)

Daniel Mordzinski gosta de literatura e fotografia. Juntou as duas e saiu Quartos de escrita, quartos de hotel com escritores dentro. O que se pretende é desmitificar o acto da escrita captando algo tão simples, mas tão difícil como o recolhimento do autor. Para apanhar escritores em quartos de hotel é preciso apanhar escritores em trânsito. E onde há escritores em trânsito, há Mordzinski de máquina em punho, como aconteceu nas últimas edições do Correntes d`Escritas da Póvoa do Varzim. Foi por lá que o fotógrafo argentino retratou 32 escritores. O resto das imagens foram captadas um pouco por todo mundo. Ao todo há 61 retratos de pose negligee.
Daniel Mordzinski já publicou em Portugal Os rostos da escrita (Asa) e prepara um novo livro com mais retratos de escritores às voltas com quartos emprestados.

Em conversa com Alexandra Lucas Coelho, Daniel Mordzinski explica o que o move assim:

Com ‘Quartos de Escrita’ tento desmistificar o acto da escrita e mostrar algo tão simples, mas tão difícil de apanhar, como o recolhimento do autor. Esse momento em que o autor está no quarto de escrita. A divisão de hotel, a janela que dá para um pátio, a cama dura, o espelho alheio onde se olha antes de escrever uma primeira frase. Ou onde acaba de escrever uma obra-prima, quem sabe. Na realidade, há um momento do dia, ou do mês, ou do ano, ou da vida, em que o escritor olha à sua volta e se vê rodeado por um papel pintado que não pode ser de verdade e debaixo de umas goteiras que talvez nunca volte a ver e decide escrever. E nós lemos e sonhamos essas palavras durante o resto da nossa vida. Por isso quis, quero, apanhar esses momentos (podíamos dizer: espaços, ambientes, lugares) de trânsito, um trânsito múltiplo que nos deixa literatura e, com estas imagens, rostos para a imaginação.

Quartos de Escrita, Daniel Mordzinski
Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
De seg. a sex. , das 09h30 às 19h30; sáb., das 14h00 às 18h00.
Até 30 de Março

1 comentário:

Rui Fartura. disse...

exelente blog... com uma qualidade de texto muito boa que atrai quem lê e quem aprecia fotografia.

 
free web page hit counter