31 maio, 2009

Blographo

Paulo Ricca, mau tempo na Foz, 1990
© Paulo Ricca/Público


Os fotojornalistas do Público acabam de lançar o Blographo, um blogue colectivo que mostrará as melhores imagens captadas ao serviço do jornal. Em jeito de apresentação, o primeiro post de cada um recupera a fotografia (e alguns pormenores sobre o momento em que foi tomada) que lhes valeu a primeira primeira página do jornal. Alguns recuaram até 1990, ano em que o Público saiu para as bancas.
No blographo vão mostrar-se as melhores imagens vindas do trabalho diário de todos os repórteres e vão privilegiar-se formas criativas de contar estórias pela imagem fotogáfica. E, se os leitores ajudarem, vai discutir-se fotojornalismo, os problemas e saídas da mais nobre expressão da fotografia.

Os fotojornalistas do Público são:
»Pedro Cunha
»Nelson Garrido
»Paulo Ricca
»Miguel Madeira
»Daniel Rocha
»Paulo Pimenta
»Adriano Miranda
»Manuel Roberto
»Enric Vives-Rubio
»Rui Gaudêncio
»Nuno Ferreira Santos

O Blographo mora aqui
Bem-vindos!

6 comentários:

nelson d'aires disse...

ainda há umas semanas escrevi no facebook a seguinte inquietação: porque é que nenhum dos jornais publicados em papel e que têm site, não publicam online galerias com as melhores fotografias feitas pelos fotógrafos nesse dia e que não foram publicadas?

agora, ao ler este post, já começo a ver alguma luz :)

Anónimo disse...

Que bacano! Aí está mais um para dar umas voltinhas!

vitor Martinho disse...

Excelente ideia!

É bom ver iniciativas que não seguem propriamente as marés do mercado e desbravam caminhos alternativos e "menos filtrados" pelas exigências e limitações de um jornal, qualquer que seja o formato. Mais perto das pessoas, menos direccionado para massas.

Parabéns.

Sara disse...

vou lá dar um saltinho

Paulo F disse...

Outro obrigatório. Linkado!
pf

Nostalgia disse...

A mim só me surpreende constatar que não exista nenhuma fotografa na equipa, de resto parece-me bastante interessante a ideia.

 
free web page hit counter