17 agosto, 2008

o dia

(© CPF/DGARQ - MC)

Se há dias mundiais para tudo, por que é que não haveria um Dia Mundial da Fotografia? Comemora-se no dia 19 de Agosto e dizem que foi o India International Photographic Council quem primeiro tomou a iniciativa de assinalar a data, em 1991. Desconheço a razão da escolha do dia 19 e os motivos da celebração. Desconfio muito que estes dias disto e daquilo sirvam para alguma coisa produtiva. A não ser que se faça como o Centro Português de Fotografia que, a pretexto do tal dia, vai inaugurar duas exposições e fazer um workshop para crianças.

De um Chão Nosso inclui 80 fotografias tomadas pelo arquitecto portuense Mário João Mesquita em 2007 durante a realização de "um inquérito sobre o património edificado num conjunto abrangente de aldeias que, dispersas no território duriense, formam entre si uma rede com significado, sentido e conteúdo identitário". Em Viagens, Manuel Araújo mostra um conjunto de 46 fotografias captadas durante a passagem do último século que também foi a passagem do milénio.

Durante o workshop O Aprendiz de Fotógrafo, destinado a crianças entre os 7 e os 10 anos, vai explicar-se o processo de formação da imagem fotográfica em papel sensível. As inscrições são gratuitas e estão limitadas a 24 participantes, 12 por cada sessão, uma de manhã, das 10h00 às 12h30, e outra à tarde, das 15h00 às 17h30. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 222076310.

Sem comentários:

 
free web page hit counter