30 julho, 2008

alargar as vistas

Série Transportes Marítimos, s/d, Estúdio Mário Novais

A semelhança do que fez a Livraria do Congresso dos EUA, a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu partilhar através do Flickr centenas de fotografias de algumas das suas colecções. Apesar de ser ainda uma amostra ínfima do espólio da Biblioteca de Arte da fundação, esta iniciativa levará a muitos outros olhares uma boa selecção de imagens que fizeram a memória visual de Portugal do século XX.
Nesta primeira fase serão disponibilizadas mil fotografias das colecções A talha em Portugal (seis álbuns do levantamento fotográfico feito pelo historiador de arte americano Robert Chester Smith e pelo fotógrafo e editor Marques de Abreu nos anos 60), Azulejaria Portuguesa (seis álbuns do inventário feito por João Miguel dos Santos Simões entre 1960-1968), Estúdio Mário Novais (conotado com o Estado Novo que se especializou em fotografia de arquitectura e obras de arte) e Amadeo de Sousa Cardozo.
As imagens agora disponíveis na conhecida rede social de partilha de fotografias está livre de direitos de autor ou direitos conexos.

Para navegar pelas fotografias disponibilizadas no Flickr clique aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

óptimo.

 
free web page hit counter