11 dezembro, 2006

Movimento

Robert Wilson, Brad Pitt


É o retrato total. De um sujeito total. Por um processo total - a videografia. É Brad Pitt.
Nos video-retratos de tamanho real de Robert Wilson o movimento e o som aliam-se à pose fotográfica para uma multiplicação finita (e circular) de imagens onde se podem isolar, pelo menos, três momentos: o primeiro (fotográfico), de pose expectante de partida; o segundo (videográfico), de pose activa; o terceiro (fotográfico), de pose expectante de retorno.
O exercício é estranho e provocatório, porque rompe com o cânone retratista. É um retrato videográfico que se move (no caso de Pitt durante 1,23 segundos); É um retrato fotográfico (por natureza estático) de interlúdio cénico que se estende no tempo e que provoca o universo da acção, ainda que de forma ténue, limitada e, neste caso, irónica.
Wilson diz que se inspirou nos retratos que Andy Warhol fazia aos que o visitavam na Factory, os Screen Tests. Mas ao contrário da desenvoltura, rapidez e baixo custo de produção dos curtos filmes do guru da pop art, os video-retratos Wilson são demorados, cénicos e super produzidos. E custam muito dinheiro: 120 mil euros. A última edição da Vanity Fair conta que cada video-retrato do artista implica, por vezes, a contratação de centenas de figurantes e, pelo menos, um dia de rodagem em dois formatos (horizontal, para ecrãs de cinema e televisão, e vertical, destinados a monitores plasma de alta definição). Para convencer a clientela (quem quer que seja) a pagar esta quantia, o artista serviu-se de uma agenda de contactos recheada de estrelas que se fizeram gravar de borla, em troca um video-retrato. As duas cópias restantes serão postas à venda em várias galerias de Nova Iorque, em Janeiro. Entre a lista de notáveis, há nomes como Winona Ryder, Sean Penn, Williem Dafoe, Isabelle Hupert, Isabella Rossellini, Steve Buscemi e Sharon Stone. Os 30 “videofotoretratos” de Robert Wilson vão poder ser vistos nas galerias Paula Cooper, Phillips de Pury & Company e Nathan A. Bernstein & Company.

Para ver o video-retrato de Brad Pitt clique aqui.

1 comentário:

David Clifford disse...

http://unlabeled.wordpress.com/2006/12/18/arte-photographica-por-sergio-gomes/

(..) retrato. portrait.
em movimento? pelos vistos pode sim, video-retratos. criados por um sr Robert Wilson. e não saiem muito baratos: cento e vinte mil euros…
para ler mais no arte photographica. o sérgio explica e bem. tem lá link e tudo para o video-portrait do sr Pitt. (...)

 
free web page hit counter