02 agosto, 2006

Kidman.Arbus


Nicole Kidman vai ser Diane Arbus no cinema. A estreia de Fur, realizado por Steven Shainberg, está marcada para Novembro, nos EUA. Robert Downey Jr. interpreta o papel de Allan Arbus, marido da fotógrafa. A biografia não-autorizada de Arbus, escrita por Patricia Bosworth, que nos anos 60 foi modelo da artista, serviu de matriz ao filme.

Diane Arbus começou a fotografar com Allan. Depois de se separar do marido, aprendeu com Alexey Brodovitch e Richard Avedon. No início dos anos 60 deu início à carreira de fotojornalista e publicou na Esquire, The New York Times Magazine, Harper`s Bazaar e Sunday Times, entre outras revistas. Por esta altura, escolheu uma máquina reflex de médio formato Rolleiflex com dupla objectiva, em detrimento das máquinas de 35 mm. Com a Rolleiflex teria “vistas largas”, mais resolução e um visor à altura da cintura que lhe proporcionava uma relação mais próxima com o fotografado. Entram também em cena os flashes em fotografias tiradas de dia. O objectivo era separar o essencial do acessório. Duas bolsas Guggenheim (1962 e 1966) permitiram-lhe desenvolver melhor um trabalho de autor, mostrado pela primeira vez num museu em 1967 (colectiva New Documents Museum of Modern Art).
Em Julho de 1971 suicidou-se tomando barbitúricos e cortando os pulsos. O catálogo da exposição retrospectiva que o curador John Szarkowski concebeu, em 1972, tornou-se num dos mais influentes livros de fotografia. Desde então, foi reimpresso 12 vezes e vendeu mais de 100 mil cópias. A exposição do MoMa viajou por todo o país e foi vista por 7 milhões de pessoas. No mesmo ano, Airbus tornou-se a primeira fotógrafa americana a ser escolhida para a Bienal de Veneza. Diane Airbus fotografou essencialmente pessoas à margem da sociedade e pessoas comuns em poses e expressões enigmáticas.

"Para mim o sujeito de uma fotografia é sempre mais importante que a fotografia. E mais complicado..."

Diane Airbus
Nicole Kidman (Metropolitan FilmExport)

(dados factuais sobre Diane Airbus adaptados a partir da WikipediA)

1 comentário:

Anónimo disse...

wowow
diane arbus no cinema
nao da para perder
... "Most people go through life dreading they'll have a traumatic experience. Freaks were born with their trauma. They've already passed their test in life. They're aristocrats." disse a arbus
...que senhora!
o ano passado a exposicao das fotografias dela no victoria and albert em londres era impressionante.

 
free web page hit counter